Consulta Psicológica
Na consulta psicológica, pretende-se perceber o que está a trazer mal-estar para a criança, adolescente ou adulto, e intervir no sentido da promoção do seu equilíbrio e bem-estar. A intervenção desenvolve-se de acordo com os objetivos terapêuticos definidos e a individualidade de cada um.
Algumas áreas de intervenção: - Depressão
- Ansiedade
- Luto
- Auto-estima
- Dificuldades de relacionamento
Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes
A avaliação psicológica pretende analisar de forma objetiva, a realidade psicológica da criança e do adolescente, para assim compreender melhor a problemática apresentada.
A primeira sessão será com os pais e pretende recolher informações sobre a problemática da criança ou adolescente. As próximas sessões (aproximadamente), será com a criança/adolescente, sendo feita uma avaliação cognitiva e emocional. Após essas sessões, serão devolvidos os resultados da mesma aos pais, podendo optar-se por avançar para uma intervenção ou não.
Orientação Vocacional (9ºano)
O fim do 9ºano é um momento de decisão académica importante para o adolescente que terá que decidir sobre o seu futuro profissional.
Existem três percursos a seguir:
- Cursos científico-humanísticos
- Cursos Profissionais
- Cursos Artísticos Especializados
Deste modo, podem surgir muitas dúvidas quanto ao caminho a seguir, o que é considerado normal.
A consulta de orientação vocacional pretende ajudar o adolescente a tomar esta decisão. Numa primeira sessão é realizada uma entrevista. Seguem-se entre 3 ou 4 sessões de aplicação de provas de avaliação psicológica, pretendendo avaliar interesses profissionais, aptidões, vocação profissional, entre outros. Segue-se uma última sessão para entrega de relatório, discussão de resultados e fornecimento de informações, sendo que a decisão final a tomar será feita exclusivamente pelo adolescente.
Sem comentários:
Enviar um comentário